IV Encontro de Folia de Reis de Nova Iguaçu

  
    No próximo dia 09 (sábado), a partir das 22 h, será realizado o IV Encontro de Folia de Reis de Nova Iguaçu. Tal evento organizado todos os anos, reúne dezenas de foliões de todos os municípios da Baixada. A organização do evento é dos moradores do Caonze, com o apoio da associação e do comércio local. A Folia de Reis, um tanto apagada em nossa região, espera-se cerca de 1.500 pessoas dentre moradores e simpatizantes no evento. 
   
    A festividade será na Rua Juvenal Valadares, 555, no Largo do Samuca, no bairro Caonze, em Nova Iguaçu. 


O "Terno" de Reis ou "Folia" de Reis


Monumento aos Reis Magos em Natal, atesta a tradição dos Santos Reis

No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
     
Organização: Edson Sigolo 91195575

Comentários

diario da Fafi disse…
Obrigado Silvana por vir a meu espaço, sinta-se a vontade para divulgar o seu trabalho e as suas sugestões.
Abraços.