E como a curiosidade chama curiosidade, chamou-me atenção no decreto lei de 1827 a questão dos castigos físicos a lá Lancaster.
Fui pesquisar e encontrei algumas coisas bem interessantes.
Mas como a investigação é uma parte importante do conhecimento humano, eis que vou descobrindo coisas e compartilhando com vocês.
Partindo para um reflexão após as leituras, pude observar muitas coisas cristalizadas até hoje na escola e vários comportamentos ainda hoje exibidos e perpetuados.
Vamos a alguns pontos relevantes do Método:
Joseph lancaster era inglês, defensor confesso da nobreza e membro da seita dos Quaker.Para ganhar a vida na Inglaterra do século XIX criou uma escola para filho dos trabalhadores independente do credo e da posição social.
-O Método Lancaster foi o primeiro método oficial de ensino implementado no Brasil,que marca o inicio da descolonização e da instituição do Estado Nacional.
- O Método Lancaster é também conhecido como método de ensino mútuo ou monitorial. Ou seja os alunos mais avançados ensinam aqueles que ainda não aprenderam
-Foi instituído como Ensino oficial no decreto de 15/10/1827 e perdurou até 1946.
-A organização do tempo escolar e a distribuição das atividades
pedagógicas, era de aproximadamente 5 horas,divididas entre o período da manhã e da tarde.
-O processo de avaliação formava o individuo competitivo. A competição era incentivada com recompensa aos alunos.
-O sistema constituía que osalunos avaliavam-se mutuamente e continuamente, quando estavam realizando as tarefas de leitura entre outros.
-A avaliação dava-se quando o mestre chamava seis alunos de cada vez, por classe, e
verificava a dominação dos saberes de sua série.
- Com relação ao conteúdo : O ensino da aritmética era o domínio da escrita dos números de 1 a 9, conhecimento das primeiras tabuadas ou combinações das primeiras quatro regras ficassem decoradas na memória:Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
-Demais Matérias pedagógicas:livro de soletrar, bilhetes de acusação e de vergonha, títulos de classes e outras.
-Seu método consistia que um mestre instruía até 1000 alunos(!!!!)por vez;
-A função do monitor não era ensinar ou corrigir os erros, mas sim na de coordenar para que os alunos se corrigissem entre si.
-A estrutura física exigia uma única sala quadrada, longa e bem ventilada, com uma plataforma elevada, com uma escrivaninha de onde o professor avistava todos os alunos.
- Os monitores também eram responsáveis pela organização geral da escola, pela limpeza e, fundamentalmente, pela manutenção da ordem e da civilização. Achava que assim tolhia-se as revoltas populares.
-Em oito meses os alunos deveriam ler, escrever e contar as quatro operaçãoes.
-Como recurso, utilizavam pequenas tabuas com areia onde os alunos escreviam.As lousas pequenas serviam para escrever, as lousas grandes para ler e os livros eram abolidos.
-O método baseia-se no ensino oral, na repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que a inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude.
-O Método previa castigos.
- Os modos e instrumentos de castigos eram variados. Muitos castigos eram morais, utilizados conforme as faltas disciplinares do alunos.
- Os castigos nunca eram repetidos.
- O Método foi aplicado em diversas partes do globo, desde a Inglaterra, onde o quaker iniciou o seu emprego, até a Suécia, Peru e Rússia, passando por Portugal, Chile e Brasil.
REFERÊNCIA: Leandro de Araújo Crestani.In: A Instrução Pública, O pedagógico de Lancaster e a Instituição do Estado Nacional.
Fui pesquisar e encontrei algumas coisas bem interessantes.
Mas como a investigação é uma parte importante do conhecimento humano, eis que vou descobrindo coisas e compartilhando com vocês.
Partindo para um reflexão após as leituras, pude observar muitas coisas cristalizadas até hoje na escola e vários comportamentos ainda hoje exibidos e perpetuados.
Vamos a alguns pontos relevantes do Método:
Joseph lancaster era inglês, defensor confesso da nobreza e membro da seita dos Quaker.Para ganhar a vida na Inglaterra do século XIX criou uma escola para filho dos trabalhadores independente do credo e da posição social.
-O Método Lancaster foi o primeiro método oficial de ensino implementado no Brasil,que marca o inicio da descolonização e da instituição do Estado Nacional.
- O Método Lancaster é também conhecido como método de ensino mútuo ou monitorial. Ou seja os alunos mais avançados ensinam aqueles que ainda não aprenderam
-Foi instituído como Ensino oficial no decreto de 15/10/1827 e perdurou até 1946.
-A organização do tempo escolar e a distribuição das atividades
pedagógicas, era de aproximadamente 5 horas,divididas entre o período da manhã e da tarde.
-O processo de avaliação formava o individuo competitivo. A competição era incentivada com recompensa aos alunos.
-O sistema constituía que osalunos avaliavam-se mutuamente e continuamente, quando estavam realizando as tarefas de leitura entre outros.
-A avaliação dava-se quando o mestre chamava seis alunos de cada vez, por classe, e
verificava a dominação dos saberes de sua série.
- Com relação ao conteúdo : O ensino da aritmética era o domínio da escrita dos números de 1 a 9, conhecimento das primeiras tabuadas ou combinações das primeiras quatro regras ficassem decoradas na memória:Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
-Demais Matérias pedagógicas:livro de soletrar, bilhetes de acusação e de vergonha, títulos de classes e outras.
-Seu método consistia que um mestre instruía até 1000 alunos(!!!!)por vez;
-A função do monitor não era ensinar ou corrigir os erros, mas sim na de coordenar para que os alunos se corrigissem entre si.
-A estrutura física exigia uma única sala quadrada, longa e bem ventilada, com uma plataforma elevada, com uma escrivaninha de onde o professor avistava todos os alunos.
- Os monitores também eram responsáveis pela organização geral da escola, pela limpeza e, fundamentalmente, pela manutenção da ordem e da civilização. Achava que assim tolhia-se as revoltas populares.
-Em oito meses os alunos deveriam ler, escrever e contar as quatro operaçãoes.
-Como recurso, utilizavam pequenas tabuas com areia onde os alunos escreviam.As lousas pequenas serviam para escrever, as lousas grandes para ler e os livros eram abolidos.
-O método baseia-se no ensino oral, na repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que a inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude.
-O Método previa castigos.
- Os modos e instrumentos de castigos eram variados. Muitos castigos eram morais, utilizados conforme as faltas disciplinares do alunos.
- Os castigos nunca eram repetidos.
- O Método foi aplicado em diversas partes do globo, desde a Inglaterra, onde o quaker iniciou o seu emprego, até a Suécia, Peru e Rússia, passando por Portugal, Chile e Brasil.
REFERÊNCIA: Leandro de Araújo Crestani.In: A Instrução Pública, O pedagógico de Lancaster e a Instituição do Estado Nacional.
Comentários