quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Método Lancaster

E como a curiosidade chama curiosidade, chamou-me atenção no decreto lei de 1827 a questão dos castigos físicos a lá Lancaster.

Fui pesquisar e encontrei algumas coisas bem interessantes.

Mas como a investigação é uma parte importante do conhecimento humano, eis que vou descobrindo coisas e compartilhando com vocês.

Partindo para um reflexão após as leituras, pude observar muitas coisas cristalizadas até hoje na escola e vários comportamentos ainda hoje exibidos e perpetuados.

Vamos a alguns pontos relevantes do Método:

Joseph lancaster era inglês, defensor confesso da nobreza e membro da seita dos Quaker.Para ganhar a vida na Inglaterra do século XIX criou uma escola para filho dos trabalhadores independente do credo e da posição social.

-O Método Lancaster foi o primeiro método oficial de ensino implementado no Brasil,que marca o inicio da descolonização e da instituição do Estado Nacional.


- O Método Lancaster é também conhecido como método de ensino mútuo ou monitorial. Ou seja os alunos mais avançados ensinam aqueles que ainda não aprenderam

-Foi instituído como Ensino oficial no decreto de 15/10/1827 e perdurou até 1946.

-A organização do tempo escolar e a distribuição das atividades
pedagógicas, era de aproximadamente 5 horas,divididas entre o período da manhã e da tarde.

-O processo de avaliação formava o individuo competitivo. A competição era incentivada com recompensa aos alunos.

-O sistema constituía que osalunos avaliavam-se mutuamente e continuamente, quando estavam realizando as tarefas de leitura entre outros.

-A avaliação dava-se quando o mestre chamava seis alunos de cada vez, por classe, e
verificava a dominação dos saberes de sua série.

- Com relação ao conteúdo : O ensino da aritmética era o domínio da escrita dos números de 1 a 9, conhecimento das primeiras tabuadas ou combinações das primeiras quatro regras ficassem decoradas na memória:Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

-Demais Matérias pedagógicas:livro de soletrar, bilhetes de acusação e de vergonha, títulos de classes e outras.

-Seu método consistia que um mestre instruía até 1000 alunos(!!!!)por vez;

-A função do monitor não era ensinar ou corrigir os erros, mas sim na de coordenar para que os alunos se corrigissem entre si.

-A estrutura física exigia uma única sala quadrada, longa e bem ventilada, com uma plataforma elevada, com uma escrivaninha de onde o professor avistava todos os alunos.

- Os monitores também eram responsáveis pela organização geral da escola, pela limpeza e, fundamentalmente, pela manutenção da ordem e da civilização. Achava que assim tolhia-se as revoltas populares.

-Em oito meses os alunos deveriam ler, escrever e contar as quatro operaçãoes.

-Como recurso, utilizavam pequenas tabuas com areia onde os alunos escreviam.As lousas pequenas serviam para escrever, as lousas grandes para ler e os livros eram abolidos.

-O método baseia-se no ensino oral, na repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que a inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude.

-O Método previa castigos.

- Os modos e instrumentos de castigos eram variados. Muitos castigos eram morais, utilizados conforme as faltas disciplinares do alunos.

- Os castigos nunca eram repetidos.

- O Método foi aplicado em diversas partes do globo, desde a Inglaterra, onde o quaker iniciou o seu emprego, até a Suécia, Peru e Rússia, passando por Portugal, Chile e Brasil.


REFERÊNCIA: Leandro de Araújo Crestani.In: A Instrução Pública, O pedagógico de Lancaster e a Instituição do Estado Nacional.

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