Plano de Aula: Criando Máscaras

Tá bom, vai lá, ainda estamos de férias, e eu aqui querendo fazer plano de aula né?

Rsrsrsrs

Tá legal, mas...Coordenador Pedagógico tem férias?

Então, aproveite, e guarde essa sugestão básica.

Eu adoro trabalhar com máscaras. As máscaras tem uma importância fundamental na sociedade africana, vocês podem organizar essa atividade, para uma boa aula de Africa com máscaras.

Plano de aula

Educação Infantil

Modelando máscaras

Introdução

A modelagem com a argila é uma das possibilidades de produção tridimensional. Os procedimentos de escultura com este material, precisam ser aprendidos, para que as crianças possam se apropriar gradativamente desses saberes e se sentirem cada vez mais capazes de produzir esculturas em argila.

Objetivos
- Aprender os procedimentos para modelar uma placa em argila
- Aprender a modelar um objeto
- Criar máscaras

Conteúdos
Modelagem de máscaras.

Ano
4 a 6 anos

Tempo estimado
40 minutos.

Material necessário

Aproximadamente 1 quilo de argila para cada 3 crianças.
Um pedaço de barbante ( para cortar a argila)
1 palito de churrasco para cada criança
Papelão cortado (20cm X 20cm)

Desenvolvimento da atividade

Em roda, no chão, a professora irá apreciar junto com seus alunos algumas imagens de máscaras: que materiais foram utilizados, tamanhos, formatos e expressões. Apresentar a proposta de modelagem de máscaras. Distribuir um papelão cortado e um pedaço de argila ( cortando-a com barbante) para cada criança, do tamanho aproximado do dobro da mão dela. Ensinar os procedimentos de esticar uma placa com a base da mão e propor que cada um faça a sua placa, com espessura de 1,5cm ( mais ou menos). Convidar as crianças para criarem suas próprias máscaras (com o auxílio do palito) pensando no formato (comprido, oval, irregular, redondo) e expressão que terá. Elas podem modelar acrescentando ou retirando argila para realçar a expressão. Observar as diferentes máscaras que vão sendo criadas, mostrando características e detalhes. Incentivar a observação e troca entre elas. Depois de pronta, propor que façam um furo atrás para que depois de seca possa ser pendurada. Pedir a contribuição de todos para arrumação da sala.

De: Renata Caiuby

Exemplos de máscaras:



Avaliação

Observe como cada máscara foi modelada: formato, detalhes, expressão, etc Valorize a apreciação e a diversidade de resultados.


Bibliografia

300 Propostas de Artes Visuais, Ana Tatit e Maria Silvia M. Machado, 283 págs, Ed.Loyola.
Máscaras Brasileiras, Jacob Klintowitz, 217 págs, publicado pelo Projeto Cultural da Rhodia.


Consultor Renata Caiuby

Coordenadora do Projeto de Formação Continuada no Município de São Caetano do Sul pelo DICA e capacitadora em Artes pelo CEDAC.( Fonte:Nova Escola On Line)

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana o plano.. as máscaras são instrumentos que fascinam mesmo os mais pequenos. Sou professora e me deste uma dica mtu legal. Brigada.