CONAE


O Ministério da Educação marcou para 23 de abril o lançamento oficial da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento terá a presença do ministro Fernando Haddad e a participação do professor e pesquisador Demerval Saviani, da Unicamp, e do deputado Carlos Abicalil, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.


De acordo com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e coordenador da comissão organizadora da Conae, Francisco das Chagas, o lançamento da conferência é uma estratégia de mobilização da sociedade, que é chamada a discutir as temáticas da educação em todos os níveis e modalidades. O calendário de debates prevê duas instâncias de discussões e eleição de delegados.


Até junho de 2009, ocorrem as conferências preparatórias municipais ou intermunicipais, e até novembro, as 26 conferências estaduais e a do Distrito Federal. A Conae será realizada em Brasília, em abril de 2010. Em todas as etapas, o fio condutor dos debates é o tema Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Um documento de referência, que organiza os debates em seis áreas, está disponível para uso nas conferências preparatórias.


No dia de 24 de abril, informa o coordenador da Conae, a TV Escola realiza um programa do Salto para o Futuro com o tema da Conae. Participam desse debate os professores Jamil Cury, estudioso da educação, Demerval Saviani e o deputado Carlos Abicalil. No período de 20 a 24 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza a 10ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública. A semana vai mobilizar as escolas para discutir os temas da Conae.

Fonte Mec-Ionice Lorenzoni


Eu sou membro da Comissão Organizadora do municipio de Japeri.Realizaremos nossa I Conferência Municipal de Educação nos dias 15 e 16 de junho.

Nos dias 26 e 27 de junho,vamos participar da Conferência Intermunicipal da Baixada. Os municípios de Japeri, Mesquita, Nova Iguaçú,Nilópolis e Queimados tirarão os delegados para a etapa estadual.

Todos esses eventos fazem parte da CONAE.

Conto com a presença de vocês lá.

Comentários

A Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana II, a qual envolve Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, será realizada ou nos dias 14 e 15 de agosto ou nos dias 10 e 11 de setembro. A decisão será tomada na reunião da Comissão Organizadora do dia 29 de junho. Qualquer notícia nova, informo o blog. Abraços.

Rogério da Silva Santos
gerosilsan@gmai.com
Ontem foi realizada areunião da Comissão Organizadora da Conferência Intermunicipal visando a CONAE 2010 e foi definida finalmente a data de realização: 21 e 22 de agosto. O local foi também definido: será na UNIG, em Nova Iguaçu. Já tem data certa também a Conferência Preparatória para a CONAE de Queimados, a qual chamamos de Pré-CONAE Municipal de Queimados: dia 04 de julho próximo, sábado, no CIEP Brizolão 023 - Jesus Soares Pereira. Será realizada das 8:30 às 14:00. Um abraço a todos!

Rogério da Silva Santos