Conae terá seis eixos temáticos.

O primeiro intitula-se “Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional”, e terá colóquios sobre, entre outras questões, as responsabilidades de cada sistema de educação e os indicadores para o monitoramento público do efetivo direito à educação; a autonomia universitária; e o setor privado e a educação: participação, regulação e papel social.

O segundo eixo temático – “Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação” – inclui discussões sobre padrões de qualidade para a educação básica e superior; concepções curriculares e a consolidação político-pedagógica da prática educativa; e indissociabilidade, na educação superior, entre ensino, pesquisa e extensão. “Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar” é o terceiro eixo temático da Conae, que prevê colóquios sobre educação integral; desafios, expectativas e possibilidades da educação infantil; expansão do ensino médio; tecnologias da informação e comunicação; perspectivas da educação de jovens e adultos.

“Formação e valorização dos profissionais da educação” é o quarto eixo temático, que discutirá, entre outros temas, piso salarial e melhoria das condições de trabalho na educação escolar; políticas e desafios da formação inicial e continuada de professores; e avaliação e instrumentos de valorização.

O quinto eixo temático – “Financiamento da educação e controle social” – será tratado por meio de colóquios sobre novas fontes de recurso; e vinculação e subvinculação dos recursos financeiros à manutenção e desenvolvimento da educação na perspectiva do custo-aluno-qualidade (CAQ).

“Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade” é o sexto eixo temático da conferência nacional, que tratará da política de ações afirmativas para estudantes; de estratégias de superação da violência no ambiente educacional; das relações etnorraciais e multiculturais; da educação ambiental, do campo.


Fonte: Agência Senado

Comentários