Mês da Consciência Negra

Esse mês é um dos meus preferidos, muita cor, muita dança, e muita formação. O mês da Consciência Negra vai se firmando no cenário intelectual e educacional no Brasil e isso é muito importante para todos, para os negros e para todos os descendentes da diáspora.

Ontem mesmo conversava com minha amiga Vera Nascimento, Coordenadora do Nucleo Étnico de Japeri, minha cria muito amada, e ela me falava que algumas diretoras reclamavam que alguns professores ainda resistem muito em falar da questão dos negros nas salas de aula.

É sempre muito dificil para mim escutar isso. Mas acredito que venceremos a resistência com conhecimento e formação.

Esse é um dos maiores desafios de um Coordenador Pedagógico na escola:  Deixar de lado os tabus impostos pela disciplina do preconceito,rasgar a cartilha das intolerâncias,  resgatar a Africa que existe em nós  e trazê-la para o palco principal que é no nosso dia a dia.

Se você não trabalhou estas questões esse ano, não deixe de priorizar essa formação no ano que vem. Faça projetos, leve palestrantes para sua escola, fala saraus de poéticas negras, intere-se do assunto, porque além de fazer parte do resgate de nós e de nossa história, a valorização  da nossa africanodade, nos transforma como pessoas.
E não podemos nos esquecer que pessoas transformadas, transformam o mundo!


Nesse blog da Professora Denise Guerra, vocês irão  encontrar várias atividades interessantes e vitais para quem trabalha a questão da diversidade na vida e na escola.

Não deixem de dar uma visitada. http://afrocorporeidade.blogspot.com/

Comentários