Projeto Dia do Meio Ambiente





 

















Na hora de pensar em projetos para o dia do meio ambiente o legal, é pensar em atividades bacanas, integradoras, mas que também levem a conscientização. Coordenadores(as) pedagógicos (as) tem uma missão muito importante nas escolas que é integrar, potencializar as habilidade e competências educativas e educadoras dos profissionais da educação, além de possibilitar, (e esta é  função que mais gosto), o reencantamento do cotidiano escolar, reecantando assim,  a vida dos nossos alunos, objeto maior de todo nosso ato educativo.
A coordenação pedagógica também pode participar do projeto montando um mural ambiental participativo. Esse mural pode fazer parte da dupla dinâmica OP/OEs com participação total dos alunos e professores. 

Monte  o mural num lugar de fácil acesso e nutra ele com noticias e informações relevantes: cursos, palestras motivacionais, ofertas de estágio, testes vocacionais (sobre este tema, vou preparar um post especial de como a orientação pedagógica e educacional podem  montar um teste vocacional para alunos de 9º ano)



Visite as turmas e peça contribuição dos alunos para trazerem alguma noticia interessante que eles viram na internet, nos jornais, sobre meio ambiente e  mãos a obra!!!

 Para o projeto em si, não esqueça  que os eventos pedagógicos com cunho ambiental são importantes pois podem potencializar o engamento pela  causa da  preservação e conservação do meio ambiente.


 Agora, vamos  a sugestão de projetos para os professores desenvolverem nas turmas:

Proposta de Projeto ( 5º ao 9º ano e Ensino Médio)



Nossos alunos adolescentes  através das mídias sociais estão cada vez mais plugados. Vamos nos plugar também?

Peça aos professores para construírem uma linha do tempo que identifique momentos importantes da escola  desde que foi fundada até os dias atuais. Se preciso entreviste a comunidade, professores antigos, diretores, alunos, pais, etc. relacionando com as mudanças ambientais do entorno e na sociedade.


A escola  não pode  passar em branco nas discussões sobre o Dia do Meio Ambiente.  A escola precisa estar conectada  com a sociedade. esta linha do tempo deve levantar discussões  sobre o clima, poluição, destinação do lixo, discussão sobre conceitos de sustentabilidade, criação de legislação especifica, etc.

Escolas rurais podem aproveitar para discutir, período de safras, de engorda de animais, de exposições locais, e também conceitos agroecológicos, possibilidades de intercâmbios, feira de sementes, feira de trocas de mudas etc..


Proposta de Projeto ( Infantil- 1º ao 4º ano)

Estudo  do  Bioma;presentação de Fragilidades e Potencialidades.( Através da escrita, desenho, teatro, exposição etc); Criação de um caderno ou mural de soluções;Oficina de máscaras de animais do  bioma  onde a escola está inserida; Oficina de culinária com flores, frutos  frutas do bioma onde a escola está inserida. 
E como a  educação ambiental é também uma forma de integrar as pessoas com suas famílias, suas comunidades e seu país, assim como desenvolve o sentido de pertencer a uma comunidade planetária, onde cada um depende do outro numa grande cadeia de interdependências, planeje  uma palestra ambiental importante sobre um tema relevante para a comunidade e convide todo mundo: pais, igrejas, associações, organizações, etc.

Sucesso gente!

Comentários