Cobrir as letras ensina a criança a escrever?

No meu tempo de escola, quando eu fui alfabetizada era muito comum cobrir as letras tracejadas pela bonita letra da professora.
Certamente que fiz essa atividade muitas e muitas vezes.
Não tenho embaraço de dizer que também já fiz isso com meus alunos e com meus filhos.
Mas isso foi antes de estudar e compreender o processo de aquisição da escrita pela criança.
Vamos ver quais são as aptidões necessárias para cobrir as letrinhas:
  • treino do direcionamento do olhar( é uma forma de controlar o olhar de forma que nossos olhos se desloquem corretamente pelo texto, direciona o olhar palavra a palavra);
  • Discriminação auditiva(distinção de pequenas diferenças de sons, que ocorrem freqüentemente na troca de fonemas);
  • Coordenação das mãos.( treino do movimento das mãos).
Mas cobrir letras ensina a criança a escrever?
Segundo as teorias modernas, escrever é descobrir as possibilidades que o escrever oferece.
Ou seja, descobrir que o mundo é feito de palavras, que tem significados e uma função social.
Outro aspecto importante no escrever é levar a criança ao entendimento de que é necessário mais do que uma uma letra para escrever algumas palavras.
Cobrir as letrinhas significa apenas desenvolver a motricidade.
Escrever ao contrário, é ampliar o campo dos significados e das significâncias, é uma questão cognitiva e não motora.

Comentários