quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Como incentivar a leitura na sala de aula?

Esta é sempre uma pergunta que ronda a vida de qualquer professor.Como fazer com que nossos alunos sintam interesse pela leitura e pela escrita?
Eu observo muito e percebo que os alunos principalmente os jovens se sentem estimulados quando sentem que o professor passa emoção naquilo que tá fazendo, no que tá falando...
Aluno gosta de se sentir atraido por coisas de seu interesse; e, se o que a gente leva pra sala não causar interesse, nada feito.
Mas peraí, e se se tudo que a gente levar nunca causar interesse?
Aí o problema e nosso, e é quando o profissional deve entrar em ação.
Pesquisa, planejamento e ação.
Não vá despraparado dar um aula, não faça isso com você mesmo e nem com seu aluno.
Se prepare, se desdobre. Sempre vale a pena.
Mas voltando a questão da leitura e da escrita, cito algumas dicas que eu acho legais e que já funcionaram comigo:

1- Leve um cd de música: Legião Urbana, Capital Inicial, Titãns, ou qualquer outro cantor ou cantora que falem do universo do jovem. Ouça com eles, discuta, ouçam novamente,mas desta vez com a letra da música. Peça para os alunos escreverem o que sentiram, suas emoções, seus medos, angústias, etc.
Eles escrevem, não precisam falar. Você leva para casa e analisa os escritos. É otimo para uma aula quebra -gelo, mas que você volta e meia pode repetir.Não se esqueça de também dar sua opinião.

2- leitura de imagens: recorte imagens de jornais, capriche na apresentação, e peça para os alunos registrarem por escrito o que vêem e o que sentem. Você também pode explorar as idéias expostas no quadro, e ir discutindo com os alunos. Essa atividade é sensacional para ganhar a confiança geral.

3- Eu adoro poesia. Sempre leio poesias para meus alunos.Cada dia leia um poema de um autor diferente. Alguns dias, apenas leia sem compromisso e então, aos poucos, vá pedindo para seus alunos lerem, pergunte se eles sabem algum poema de cor, interaja. Conheça seu aluno.

4-Clube do Conto- Separe a turma em grupos, que é sempre o ideal para leitura, e cada grupo lê um conto. Se elesmesmo puderem escolher, melhor ainda.Escolha sempre bons autores.Depois cada participante do grupo deve dizer o que achou da leitura. Eles também podem dramatizar o conto, aliás a dramatização é uma excelente atividade para se trabalhar com jovens.

5-O que tenho em casa? Seja curioso. Pergunte a seus alunos quais são os livros que eles tem em casa, e peça para fazerem uma lista dos títulos.Não se assuste com os resultados.

6-Peça para eles construirem um texto de como eles vêem a leitura: sua importância no mundo, na própria vida,descubra os porquês.
Faça uma reconstituição das impressões de leitura de seus alunos. Pergunte: Você se lembra da professora que te ensinou a ler? como você a via? e como você a vê hoje? como você se sentiu quando você aprendeu a ler? como foi esse momento pra você?o que você sente hoje a respeito desse momento?Recolha o material e analise com carinho.

7-Quando você estiver lendo um livro, leve para sala e comente com seus alunos, conte a história para eles e assim como quem não quer nada, pergunte se não não gostariam de ouvir a história.

8-Os adolecentes assim como as crianças adoram ouvir histórias. Tire sempre um tempinho para ler uma história sem compromisso de avaliação.Selecione sempre bons autores. Contos de assombração, Romeu e Julieta, Sonhos de uma Noite de Verão fazem o maior suceso entre os adolescentes.

Não sei se notaram que a todo momento as atividades remetem à emoção,às descobertas, às opiniões sentidas pelos alunos. Descobri na vivência com adolescentes que nessa fase eles precisam se expressar, dizer o que pensam, o que sentem, sem medo de serem corrigidos o tempo todo. O que todo adolescente quer é ser ouvido verdadeiramente.

Nenhum comentário: