Dicas para Reunião de Planejamento

Como Coordenadora Pedagógica eu sei muito bem de todas as tarefas que temos que cumprir assim que se inicia mais um ano letivo.
Uma delas são as reuniões pedagógicas formativas.
Mais do ninguém conhecemos nossa equipe: se são cooperativos, resistentes, curiosos, estudiosos, ou não.
A partir desse perfil devemos estabelecer o que pretendemos alcançar.
Dependendo de cada escola, as reuniões de planejamento no final do ano ou no início do ano letivo.
Eu particularmente gosto de dividir em duas etapas: Uma, no final do ano letivo onde faço uma avaliação do conteúdo programático. É uma reunião que objetiva apenas a avaliar o que deu certo, o que não deu, qual conteúdo deve ser mais trabalhado, o que deve ser inserido, retirado, enfim flexibilizar o conteúdo, a partir do rendimento dos alunos e dos professores.
Num outro dia exploro em oficinas, a troca de experiência entre a equipe.Divido em grupos de afinidades ou de disciplinas, os professores devem elaborar atividades para determinados conteúdos.
No inicio do ano gosto de trabalhar mais questões de formação pedagógica da equipe, da gestão de projetos, avaliação do PPP, questões educativas e de ensino.
Mas apesar de tudo, o importante é que o coordenador pedagógico mantenha uma atitude positiva diante do trabalho que se inicia.
Ouvir atentamente os professores é fundamental. Saber o que deu certo o que deve ser mudado no ritual da escola e da aprendizagem é fundamental para o fluxo do trabalho correr bem.
Afinal as reuniões pedagógicas devem se espaços não de queixas e de catarse somente, mas um espaço dinâmico, de trabalho pedagógico, onde o diálogo seja uma constante.
Eu geralmente gosto muito de planejar para uma primeira reunião de planejamento um roteiro bem leve, com uma boa música, uma dinâmica onde haja o toque, o abraço, onde as individualidades sejam afloradas pela coletividade, um bom texto teórico, um espaço aberto para as informalidades, os informes administrativos e depois enfim, o trabalho pedagógico.
E aí prontos pra começar a planejar?

Comentários

Viajar Barato disse…
Muito boa a materia. Parabens.
Alycce Limma disse…
Adorei a materia, bem norteadora.Parabéns.