Forum Mundial de Educação 2008

Foi com muito prazer que recebi o e-mail com comunicado do Comitê Organizador do Fóru Mundial de Educação, contendo as novidades sobre o Fórum em Nova Iguaçu.
Este ano devido a problemas de saùde infelizmente não poderei organizar e nem participar do evento, mas compartilho as informações com vocês.


BAIXADA FLUMINENSE E AS CIDADES EDUCADORAS

Durante os dias 27 a 30 de março, a Baixada Fluminense recebe o Fórum Mundial de Educação, a ser realizado na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A Baixada é composta por 13 cidades, que se unem a movimentos populares e entidades da sociedade civil para organizar o Encontro que mobilizará todos/as que buscam caminhos para uma educação de qualidade como direito universal.



“Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, é o tema central a ser discutido pela terceira vez no fórum e pela segunda, na cidade anfitriã, que foi palco do FMENI em 2006. Esta edição do FME conta com duas novas Comissões no Comitê Organizador: a de Meio Ambiente e a de Esportes, complementando o trabalho das comissões já tradicionais: infra-estrutura, metodologia e temática, comunicação, finanças, cultura e FIJ – Fórum Infanto-Juvenil.



Estas novas comissões visam dar ênfase a características locais, por exemplo, por ser uma região que tem presença significativa de Mata Atlântica, além de pequenas nascentes de rios. A segunda nova comissão se justifica pela expressiva presença jovem na região e pela reconhecida importância que os educadores vêm dando às atividades esportivas no processo de aprendizagem e socialização. Com estimativa de público em 20 mil participantes, a Baixada promete uma diversificada programação cultural e esportiva.



OBJETIVO:



O principal objetivo do FMEBF, assim como nas edições anteriores, Porto Alegre, São Paulo, Nova Iguaçu (Brasil) Cartagena das Índias (Colômbia),Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), Buenos Aires (Argentina), Córdoba (Espanha) e Alto Tietê (São Paulo/Brasil) é contribuir para elaboração da Plataforma Mundial da Educação. Independente de classe social, idade, raça, religião, partido, todos serão protagonistas expressando suas idéias. O meio ambiente será amplamente discutido através dos Encontros Integrados e da Conferência Nacional dos Coletivos Educadores Ambientais, que acontecerá simultaneamente ao Fórum.



A partir do tema “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, foram definidos os eixos temáticos que serão o mote de todas atividades: conferências, debates, palestras, autogestionadas e pôsteres, que serão apresentados durante os três dias do Fórum.



Eixos temáticos:



1. Educação, cultura e diversidade



2. Ética e cidadania em tempos de exclusão



3. Estado e sociedade na construção de políticas públicas



Integrados ao movimento, estarão acontecendo o Fórum Infanto-Juvenil, a Feira da Economia Solidária, Encontros do ProUni (RJ), Feiras, Conferência Livre de Juventude, entre outros.

ORIGEM DO FÓRUM NA BAIXADA



Em 2006, educadores da região propuseram ao Conselho Internacional a realização de outra edição temática. As secretarias Municipais de Educação regionais associadas aos movimentos sociais, sindicais, universidades, instituições de ensino e outros, desde então, vêm construindo coletivamente a edição e realizando ações de mobilização, tornando possível a realização do FME na Baixada Fluminense.



LOCAIS DE ATIVIDADES



As diversas atividades propostas pelo FMEBF serão realizadas na Universidade Estácio de Sá, no Sesc Nova Iguaçu e na Estação Bairro Escola.



ORGANIZADORES



O Fórum Mundial de Educação é organizado pelo Conselho Internacional, formado por 28 países, contando com uma Secretaria Executiva para todas as edições do movimento. Em cada uma delas, é formada uma Secretaria Executiva local e um Comitê Organizador. Na Baixada Fluminense, o Comitê Organizador é composto atualmente por cerca de 80 entidades e continua recebendo novas adesões.



CONFERENCISTAS



Foram convidados educadores e especialistas, no Brasil e exterior, dentre outros, estão: Alberto Sansano, Aléssio Surian, Agostinho dos Reis Monteiro, Ana Maria Prestes, Beatriz Soto, Guilhermo Willamson, Graça Bollman, João Viegas Fernandes, Lian Kane, Moacir Gadotti, Regine Tassi e Tânia Guerra.



INSCRIÇÕES e MAIS INFORMAÇÕES



www.forummundialeducacao.org



Secretaria Executiva: Telefones: (21) 2667-1174 / 1086



fmeni@forummundialeducacao.org;



Conselho Internacional, cifme@forummundialeducacao.org





Assessoria de Imprensa, comunicacao@forummundialeducacao.org*






Gostaria de examinar sua caixa de entrada ainda mais rápido? Experimente a versão completa do Windows Live Hotmail. (É grátis, também.)

* © 2008 Microsoft
* Privacidade
* Legal



* Central de Ajuda
* Conta
* Comentários

Comentários