A leitura do mundo precede a leitura da palavra

O que Paulo Freire queria dizer com isso?

Leitura de mundo é tudo aquilo que tem significado para o indivíduo.
São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária.

É aquilo que está intríseco em nós mesmos.

Nossa linguagem, aquilo que somos,nossas representações e símbolos,nosso conhecimento historicamente acumulado vinculado à nossas opiniões pessoais.

É através da leitura de mundo que vamos apreender a leitura da palavra.

É que vamos criar nossas percepções e construindo as relações que levam ao aprendizado.

A leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrisicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita.

Comentários

My disse…
Que legal,essa citação é o tema da pesquisa da minha faculdade.Valeu pela ajuda rsrsrs
amélia disse…
adorei,pois foi o que a professora da faculdade tinha pedido pra fazer,esse resumo me ajudou bastante.muito obrigada.
Unknown disse…
Muito bom é assunto para meu seminário
Foi ótimo este tema para o meu trabalho na faculdade, mim ajudou bastante.