Conselhos de Classe

Como estamos em época de Conselho de Classe, resolvi postar tudo que eu tenho a respeito sobre o assunto.

Espero que possa contribuir:

IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE CLASSE:


Os conselhos de classe têm por objetivo o aperfeiçoamento do trabalho educativo da escola, através da união e esforço da equipe pedagógica, dos professores,funcionários de apoio e Direção.

OBJETIVOS:

1)CONSTATAR QUE TIPO DE PROGRESSO APRESENTARAM OS ALUNOS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, CONDUTA OU OUTROS INDICATIVOS DO CONSELHO ANTERIOR.

2)VERIFICAR A NATUREZA DAS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NAS TURMAS.

3)EXAMINAR O APROVEITAMENTO GLOBAL DAS TURMAS, ANALISANDO O RENDIMENTO DO 2.º BIMENSTRE , COMPARANDO COM O 1.º BIMESTRE.

4)AVALIAR O TRABALHO DESENVOLVIDO NO 1.º SEMESTRE, COM VISTAS À REFORMULAÇÃO.


SUGESTÕES:


a)TODAS AS REUNIÕES E OS C.0.Cs DEVEM TER UMA AGENDA OU PAUTA DE TRABALHO.

b)PAUTA

c)PONTUALIDADE NAS REUNIÕES EM GERAL.

d)OBJETIVOS DA REUNIÃO

e)REGISTRAR O DESENVOLVIMENTO EM LIVRO – ATA

f)(OBSERVAÇÕES, CRÍTICAS, SUGESTÕES, COBRANÇAS DE ROTINA )

g)NOME COMPLETO DOS PARTICIPANTES


h)NOME COMPLETO DOS AUSENTES

Sugestão de Pauta:

PONTUALIDADE


RESPEITO AO CALENDÁRIO ESCOLAR


ABERTURA


LEITURA DO TEXTO DE REFLEXÃO


PROFESSORES - CONSELHEIROS


ALUNOS REPRESENTANTES


REPRESENTANTES DO PAIS


PARA PARTICIPAR DO COC DEVEM OS PROFESSORES APRESENTAR:

DIÁRIOS DE CLASSE PREENCHIDOS CORRETAMENTE, COM NOTAS OU CONCEITOS LANÇADOS E AS DEVIDAS OBSERVAÇÕES.



ANÁLISE GLOBAL DAS TURMAS:


S.0.E. S.0.P. PROFESSOR e ALUNO, LEVANDO-SE EM CONTA:


DISCIPLINA

INTERESSE

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

DESEMPENHO

REALIZAÇÃO DAS TAREFAS DE CASA

CONSERVAÇÃO E LIMPEZA DA SALA DE AULA E DO MATERIAL ESCOLAR

ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA

FREQUÊNCIA

DIÁRIOS COMPLETOS

ALUNOS QUE NECESSITAM DA ATENÇÃO DO S.0.E e S.0.P.
( PROBLEMAS DE APROVEITAMENTO, DE DISCIPLINA, DE RELACIONAMENTO OU RECUPERAÇÃO PARALELA )

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O RENDIMENTO DA TURMA

AVALIAÇÃO:



O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DEVE ESTÁ CONTIDo NO REGIMENTO ESCOLAR E NA PROPOSTA POLÍTICO – PEDAGÓGICA DE CADA UNIDADE ESCOLAR.

L.D.B. LEI FEDERAL N.º 9.394 / 96, LEI FEDERAL N.º 8069 / 90, CONSTITUIÇÕES FEDERAL , ESTADUAL, NORMAS DOS CONSELHOS NACIONAL DE EDUCAÇÃO, ESTADUAL E MUNICIPAL. QUE DÃO SUPORTE A NOSSA EDUCAÇÃO.


AVALIAÇÃO:




A avaliação é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem. É um auxílio para clarificar os objetivos significativos e as metas educacionais do ensino e da aprendizagem.
Inclui uma grande variedade de evidências que vão além do exame usual de papel e lápis. E é um processo para determinar, em que medida os alunos estão se desenvolvendo dos modos desejados.
É um sistema de análise, pelo qual pode ser determinada, etapa por etapa do processo ensino - aprendizagem, a efetividade. É ainda um instrumental da prática educacional para verificar se procedimentos alternativos são ou não igualmente efetivos ao alcance de um conjunto de fins educacionais.
Envolve uma coleta sistemática de dados, por meio dos quais se determinam as mudanças que ocorreram no comportamento do aluno, em função dos objetivos educacionais e em que medida estas mudanças ocorrem.





O CONSELHO DE CLASSE EFETIVEMENTE:



-ORIENTA OS PROFESSORES NA AVALIAÇÃO CONSTANTE DOS ALUNOS.


-RESSALTA OS ASPECTOS QUALITATIVOS E FORMATIVOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO CONSTANTE E PERMANENTE DO APROVEITAMENTO, DA ASSIDUIDADE E ATIVIDADE.



-ANALISA O GRÁFICO DE RENDIMENTO:


-DEBATE SOBRE O APROVEITAMENTO GLOBAL E INDIVIDUALIZADO DAS TURMAS,ANALISANDO ESPECIFICAMENTE AS CAUSAS DOS BAIXOS E ALTOS RENDIMENTOS E AS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA A RECUPERAÇÃO PARALELA ( DEVENDO O PROFESSOR APRESENTAR,TAMBÉM,UM PLANEJAMENTO DE COMO VAI APLICAR A RECUPERAÇÃO ).

COC

PARA QUÊ ?

COM VISTAS A MELHORIA QUALITATIVA DO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM.

POR QUÊ ?

NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO DE TODOS OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM.

QUANDO ?

INSTITUÍDO OFICIALMENTE PELO PARECER NÚMERO 1367,SOB A FORMA DE REUNIÕES BIMESTRAIS DE PROFESSORES, JUNTAMENTE COM O DIRETOR GERAL E O PEDAGÓGICO,COM VISTAS O ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.

EVOLUÇÃO ?

O COC. NÃO É APENAS UM MOMENTO; CARACTERIZA-SE, ATUALMENTE,PELA IDÉIA DE CONTINUIDADE.

COMO ?

AVALIANDO O ALUNO GLOBALMENTE.
AVALIANDO TODO PROCESSO EDUCATIVO.

ONDE ?

ACONTECE TODA A VEZ QUE AS PESSOAS SE ENCONTRAM
-O GABINETE DO DIRETOR.
-NA SALA DE AULA.
-NO PÁTIO.
-NA HORA DA ENTRADA DOS ALUNOS.
-NAS REUNIÕES BIMESTRAIS.
-NA HORA DA ATIVIDADE ESPORTIVA.
-NAS REUNIÕES GERAIS SEMANAIS.
-NA SALA DOS PROFESSORES.
-NO REFEITÓRIO.

O QUE É ?

É UM PROCESSO DINÂMICO QUE POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES E PROCEDIMENTOS NO INTERIOR DA ESCOLA .


PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO DE CLASSE PARA O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM.


1-ALERTAR O PROFESSOR PARA A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO GLOBAL – CONTÍNUO – COTIDIANO – QUE DEVE DECORRER DE TODOS OS CONTATOS QUE MANTÉM COM O ALUNO – NÃO SE RESTRINGINDO À MEDIÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS OU ACADÊMICOS.


2-ACENTUAR QUE NÃO DEVE HAVER “UMA OCASIÃO ESPECIAL EM CLASSE” – PARA ESTA AVALIAÇÃO FAZER – SE ,COMO NO ENSINO TRADICIONAL EM QUE HAVIA O DIA DE PROVA, O DIA DA ARGUIÇÃO OU SABATINA, LIMITANDO TODO O ESFORÇO DO ALUNO A UMA ÚNICA OPORTUNIDADE.


3-PROPORCIONAR CONTATOS PERIÓDICOS E ENTROSAMENTO ENTRE OS PROFESSORES DE TODAS AS SÉRIES , TURMA E TURNO, CRIANDO A SITUAÇÃO DE ANÁLISE – CRÍTICA DE PROBLEMAS E DAS DIFICULDADES QUE LHE SÃO COMUNS.


4-VALORIZAR A COMUNICAÇÃO E O RELACIONAMENTO DA EQUIPE ESCOLAR.



PARA REFLEXÃO:



Apreciar, ouvir, entender, confirmar, opinar, conhecer, sugerir, participar, avaliar, reformular, decidir...
São oportunidades de que os educadores desfrutam ao participarem do C.0.C. , valorizando desta forma o seu próprio trabalho e atuando mais decisivamente no processo educacional.

Comentários