sexta-feira, 4 de abril de 2008

O ambiente alfabetizador nas salinhas da Ed. Infantil

O ambiente numa sala de educação infantil deve ser repleto e espaços dedicados ao cotidiano da criança, como o calendário dos dias e do tempo.

O ideal é que seja uma sala ampla,mas mesmo que que não se tenha muito espaço, atividades como a "rodinha da leitura" ou "rodinha da conversa" onde os assuntos são apresentados e discutidos devem ser contemplados.

Se a sala tiver espaços físicos pode ser divido em cantinhos: da música, das artes, da história, da Geoggrafia, das Ciências, etc.
Caso o espaço fisico não exista crie esses espaços nas paredes com murais removíveis ou mesmo um quadro de pregas.

Os materiais necessários como: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros não podem faltar.

Ter um espaço reservado para as atividades de Psicomotricidade também é primordial.

O ideal é ter caixas onde contenham materiais como: tênis (de madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe, de “enfiagem”, como, por exemplo, ( para enfiar os macarrões ou contas no barbante para trabalhar a motricidade refinada das crianças).

Fazer teatro é uma ótima atividade para os pequenos.

Na salinha pode ter um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, dentro de um baú trajes como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico, de palhaço, enfim de diversos tipos, cachecóis, echarpes, bijouterias, estojo de maquiagem e outros. Poderá ser construído um pequeno tablado de madeira, onde as crianças poderão apresentar as dramatizações.

O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros).

Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exercícios, atividades de artes e outros.

Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos.

Todo material que for afixado na parede, como por exemplo: murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros deverão ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.

As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, “passam” tranqüilidade às crianças.

É fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios.

Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter “estímulos” apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

Nenhum comentário: