terça-feira, 27 de maio de 2008

Todos pela Educação

Como professor você já ouviu falar da campanha Todos pela Educação?

A campanha é uma iniciativa da sociedade civil, da inicitiava privada, organizações sociais, gestores públicos e educadores, cujo objetivo é garantir uma educação básica de qualidade.

Considerado um projeto de nação, é uma aliança de esforços e de compromissos onde cada um se mobiliza para fazer a sua parte.

Para isso, foram definidas,5 metas. Específicas. Simples. Focadas.

As metas devem ser atingidas até 7 de setembro de 2022.

E aí, vamos fazer a nossa parte?

O objetivo do Todos Pela Educação pode ser traduzido em uma frase: “todas as crianças na escola, aprendendo”.

Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola

A Meta 1 é o primeiro passo para uma Educação de qualidade, pois, para que o aluno aprenda, ele precisa estar matriculado e freqüentando a escola. Segundo dados do Inep referentes a 2005, estão na escola 73% das crianças de 4 a 6 anos, 97% das crianças e jovens de 7 a 14 anos e 82% dos jovens de 15 a 17. Mesmo na faixa etária de 7 a 14 anos, em que o Brasil apresenta seu melhor resultado, ainda temos um grande desafio, pois os 3% que estão fora da escola representam 800 mil crianças.

Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos

Além de ter as crianças na escola, é preciso que elas aprendam. O ponto de partida para isso está na Meta 2, pois saber ler e escrever corretamente permite que alguém aprenda muito e pela vida toda. Não existem, atualmente, informações sobre alfabetização nessa faixa etária, mas o problema fica evidente com os dados do Saeb 2003. Essa avaliação nacional mostra que 55,5% das crianças chegam à 4ª série do Ensino Fundamental sem estar corretamente alfabetizadas.

Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série

Somente quando o aluno está realmente aprendendo pode-se dizer que existe Educação de qualidade. No Brasil, os dados relativos ao ensino de Língua Portuguesa apresentados no Saeb 2005, por exemplo, mostram que apenas 29% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental sabem o conteúdo adequado a essa série. O desempenho também é baixo na 8ª série do Ensino Fundamental (19%) e na 3ª série do Ensino Médio (22%).

Meta 4: todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos

Muitos alunos sequer chegam ao Ensino Médio, pois saem da escola muito cedo. Dos alunos que ficam, quase a metade não cursa as série apropriada à sua idade. Segundo a PNAD de 2005, somente 39% dos jovens de 19 anos conseguem concluir o Ensino Médio.

Meta 5: investimento em Educação ampliado e bem gerido

A Meta 5 é a única que não está ligada diretamente à sala de aula, mas é ferramenta indispensável para a melhoria da Educação. Dados do PISA mostram que os países com melhor rendimento escolar investem, pelo menos, 5% do PIB em Educação, enquanto o Brasil investe apenas 3,2%. Assim, a Meta é atingir, no mínimo, o percentual de 5% até 2011, mantê-lo até 2022, e investi-lo de maneira correta.

Fonte: Todos pela Educação

Nenhum comentário: