1. Professor, fique calmo e controle as suas reações;
2. Reconheça que o conflito pertence às crianças;
3. Acredite na capacidade da criança para a resolução dos seus conflitos.
Princípios do ensino em situações de conflito:
1. Assuma a responsabilidade pela segurança física das crianças;
2. Use métodos não-verbais para acalmar as crianças;
3. Reconheça/aceite/valide os sentimentos de todas as crianças e as suas
percepções do conflito;
4. Ajude as crianças a verbalizarem sentimentos e desejos umas às outras e a escutarem o que as outras têm a dizer;
5. Esclareça e declare o problema;
6. Dê oportunidade para que as crianças sugiram soluções;
7. Proponha soluções quando as crianças não têm idéias;
8. Enalteça o valor do acordo mútuo e ofereça oportunidade para que as crianças
rejeitam soluções propostas;
9. Ensine procedimentos imparciais para resolver disputas em que a decisão é
arbitrária;
10. Quando ambas as crianças perdem o interesse num conflito, abandone-o;
11. Ajude as crianças a reconhecerem a sua responsabilidade em situação de conflito;
12. Dê oportunidade para a compensação, se apropriado;
13. Ajude as crianças a restaurarem o relacionamento, mas não as forçe a não serem sinceras;
14. Encoraje as crianças a resolverem os seus conflitos por si mesmas.
2. Reconheça que o conflito pertence às crianças;
3. Acredite na capacidade da criança para a resolução dos seus conflitos.
Princípios do ensino em situações de conflito:
1. Assuma a responsabilidade pela segurança física das crianças;
2. Use métodos não-verbais para acalmar as crianças;
3. Reconheça/aceite/valide os sentimentos de todas as crianças e as suas
percepções do conflito;
4. Ajude as crianças a verbalizarem sentimentos e desejos umas às outras e a escutarem o que as outras têm a dizer;
5. Esclareça e declare o problema;
6. Dê oportunidade para que as crianças sugiram soluções;
7. Proponha soluções quando as crianças não têm idéias;
8. Enalteça o valor do acordo mútuo e ofereça oportunidade para que as crianças
rejeitam soluções propostas;
9. Ensine procedimentos imparciais para resolver disputas em que a decisão é
arbitrária;
10. Quando ambas as crianças perdem o interesse num conflito, abandone-o;
11. Ajude as crianças a reconhecerem a sua responsabilidade em situação de conflito;
12. Dê oportunidade para a compensação, se apropriado;
13. Ajude as crianças a restaurarem o relacionamento, mas não as forçe a não serem sinceras;
14. Encoraje as crianças a resolverem os seus conflitos por si mesmas.
Comentários
Gostaria de saber onde foi fundamentado os ítens publicados, se ha um autor que possa auxiliar na construção de uma monografia com o mesmo tema.
Obrigara
Rosana