A importância da brincadeira na aprendizagem

Gosto muito de brincar com meus filhos e com meus alunos.

Gosto principalmente de ensinar brincando, pois a descoberta fica mais gostosa, mas interessante para quem aprende.

É uma pena que muitos professores não dêem importância a brincadeira como uma atividade de aprendizagem, por isso nós, os coordenadores pedagógicos, devemos levá-los a reflexão.

Achei esse texto interessante e partilho com vocês. É logico que existem outros textos mais diversificados e e completos, mas este serve para levantar a questão e para afunilação da pesquisa.

"A brincadeira é um período de aprendizagem significativa para a criança.

No mundo dos jogos, no qual o educando aprende a ditar as regras, a brincadeira é uma atividade social e humana que supõe contextos sociais, a partir dos quais o aprendiz comanda uma nova realidade e estabelece suas normas.

Na escola, mais precisamente nas pré-escolas e nas séries iniciais, o trabalho com o lúdico pode ser feito de forma a despertar interesses, e como tentativa de estudar os assuntos de modo mais agradável.

Torna-se importante tais atividades, também porque são novas possibilidades, para aqueles alunos com mais dificuldades de aprendizagem, de apreensão do conteúdo.

Segundo Rubens Alves, “Os brinquedos dão prazer. Os brinquedos fazem pensar”. Isso se confirma quando notamos que os educandos apreenderam as regras do jogo. No caso, tentou-se, além das regras de funcionamento do jogo, a interação com o processo de alfabetizar, confeccionando jogos que despertassem o interesse e fizessem com que os alunos aprendessem brincando.

Criar o espaço dos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula possibilita ao professor fazer do ensino algo divertido, que prenda a atenção do aluno, mostrando, aos mesmos, modos diferentes de se pensar a realidade, redimensionando conceitos.

É riquíssima a utilização dos jogos na escola como recurso pedagógico, pois como diria Rubem Alves, o brinquedo desperta interesse e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem."

Fonte: Minha Paixão: alfabetização

Comentários