CONAE em Japeri

Ontem e hoje, o município de Japeri iniciou as discussões sobre a CONAE 2010.
Nas escolas em que fui a mediadora, fiquei imensamente feliz com os resultados e mais ainda com as discussões.
Os professores mais do que tudo querem ser valorizados.

As discussões rolaram em torno dos seis eixos propostos pela Coordenação da CONAE.

Os eixos são extensos e muitíssimos pertinentes, e o trabalho de grupo foi fundamental para que a discussão pegasse fogo, literalmente.

Impulsionados pela possibilidade de construção de um sistema nacional, e pela real participação, os professores se doaram bastante nas discussões.

Além disso, o trabalho de grupo, gera integração e promove a troca de idéias e experiências.

Como Organizadora, fiquei muito feliz com tudo.Agora vamos garantir que as discussões cheguem a Brasília em 2010 pelas mãos dos delegados municipais ou intermunicipais.

Depois desses dois dias, acredito mais que nunca que a discussão democrática nas escolas é a saída pra muitas das mazelas que enfrentamos como profissionais.

Para o orientador que quiser trabalhar na sua escola, proponho que seja feito como realizamos em Japeri.

Vou compartilhar minha pauta com vocês:

Roteiro de Pauta para Organização de Reunião sobre a CONAE 2010


Objetivo do Encontro: Discutir a CONE e construção de Propostas concretas de participação.

1º momento:

Abertura/ Boas Vindas

Leitura de texto Reflexivo ( a escolha das suas necessidades: sensibilização, mobilização, motivador, etc)

Informes Locais

Apresentação da CONAE(Em mídia ou a cópia xerografada da apresentação do documento referencia)Objetivo da CONAE

3º momento:

Apresentação dos Eixos Temáticos

Divisão em 6 grupos por eixos.

Finalização:

Apresentação das propostas no grupão para acréscimo e supreção de proposta,.

Encerramento

O ideal é que a discussão dos eixos seja feita pelos professores, e que a escola possibilite o acesso ao documento referência ou que pelos menos divulgue como consegui-lo por meios eletrônicos.

Garantir a discussão democrática, mesmo nos assuntos mais espinhosos, garantir que os professores se exponham e principalmente que que possam relacionar a universalidade dos eixos com as particularidades de cada escola e município, são alguns dos objetivos a serem perseguidos.

Como Orientador Pedagógico, só não deixe de levar a discussão à sua equipe.

A CONAE é uma pirâmide invertida, ou seja, a discussão começa na base e será um reflexo de cada realidade, de cada município, de cada escola, de cada professor deste Brasil.

Não vamos esperar que plantem em nosso jardim. Se queremos flores, vamos nós mesmos plantá-las, bem coloridas, bem lindas, bem nossas.

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