Festival Mundial das Artes Negras

No próximo dia 25 de maio, às 20h, o palco do Teatro Castro Alves, em Salvador, abrigará o lançamento oficial do III FESMAN - Festival Mundial das Artes Negras, realização do governo do Senegal, previsto de 1º a 14 de dezembro de 2009, em Dacar / Senegal. O objetivo do evento é intensificar a valorização das artes negras no cenário mundial e a unificação dos países africanos e diáspora.

O evento será realizado no dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da Libertação da África, instituída pela ONU, em 1972. A data simboliza a luta e o combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação e representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico do continente.


A solenidade de abertura terá a presença do presidente Lula, do presidente Abdoulaye Wade, do Senegal, dos ministros da Cultura dos dois países, do governo do Estado e de diversas autoridades.


O Brasil participa da organização do evento como convidado de honra e é o responsável por articular os demais países da América Latina. Até por isso o lançamento oficial do evento será em Salvador, reunindo artistas do Brasil e do Senegal numa celebração da arte através da dança e da música.


Estarão em cena nessa confraternização, artistas brasileiros como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Grupo Gêge Nagô, Ilê Ayê, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy e o grupo senegalês Fréres Guisse. Todos dividirão o palco numa espécie de "jamsession" com performances solo e encontros inéditos sob a concepção geral de Márcio Meirelles e direção de Márcio Meirelles e Zebrinha.

Além de música, a dança também estará representada no evento com as duas companhias mais conceituadas pela excelência na produção e na pesquisa da dança negra no mundo: Balé do Senegal e Balé Folclórico da Bahia.


A cenografia do espetáculo fica a cargo de Zuarte Jr, a iluminação é de Fernanda Paquelet com realização da Fundação Cultural Palmares - Minc, com a parceria do governo do Estado da Bahia.

O evento terá entrada franca para organizações culturais e sociais, além de artistas e políticos dos dois países. A distribuição dos convites terá início no próximo dia 22 de maio das 14h às 18h no Hotel da Bahia.

Contatos: fesman@palmares.gov.br
Telefone: (71) - 2105-2047

ROTEIRO LANÇAMENTO
III FESTIVAL MUNDIAL DAS ARTES NEGRAS
20h - ABERTURA

Convidados:

Presidente do Brasil
Presidente do Senegal
Ministro da Cultura do Brasil
Ministro das Comunicações
Governador do Estado da Bahia
Secretário de Cultura do Estado

- Lançamento do selo comemorativo da capoeira pelos Correios. O presidente dos Correios, e os presidentes do Brasil e do Senegal obliteram o selo.
- Apresentação do III Festival Mundial de Artes
- Discursos autoridades

Roteiro Artístico

Capoeira - Balé Folclórico da Bahia
Gilberto Gil (Canta La lune de Goreé)
Balé do Senegal
Margareth Menezes - Óya Tetê
Fréres Guisse
Grupo Gêge Nagô
Margareth Menezes + Gêge Nagô
Balé Folclórico da Bahia e Balé do Senegal - Afixirê
Grupos Culturais - Ilê Ayê, Cortejo Afro, Male e Gandhy
Gilberto Gil - Hino do FESMAN
________________________________________________________
Fonte:Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa - assessora de imprensa (9966-8898) ines.ulhoa@palmares.gov.br
Jacqueline Freitas - jacqueline.freitas@palmares.gov.br
Marcus Bennett - marcus.bennett@palmares.gov.br
Telefones: (61) 3424-0166/ 0164/ 0165
www.palmares.gov.br

Comentários