Como a violência doméstica afeta as crianças?

‘‘A violência doméstica é uma epidemia que contamina todo o tecido familiar. Estatísticas mostram que homens que espancam suas parceiras também são violentos com as crianças dentro de casa’’, explica a psicóloga Maria Luíza Aboim.

Estudo feito entre 2000 e 2001 pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrou que os filhos de 5 a 12 anos criados em famílias em que a mulher é submetida à violência apresentam mais problemas, como pesadelos, chupar dedo, urinar na cama, ser tímido ou agressivo. Na cidade de São Paulo, as mães que declararam violência relataram maior repetência escolar de seus filhos de 5 a 12 anos; e na Zona da Mata de Pernambuco houve maior abandono da escola."

Mais informações: Ana Flávia d’Oliveira ( aflolive@usp.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ), pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, fones (11) 3066-7085 / 3066-7094; e Malvina Muszkat ( muszkat@uol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ), psicóloga do Pró-Mulher, Família e Cidadania, fones (11) 3812-4888 / 3816-6592.

Fonte:Portal da Mulher

Comentários