Conferência Intermunicipal de Educação da Metro 1

Realizou-se dia 18 e 19 de setembro a Conferência Intermunicipal de Educação da Metro I que fizeram parte os municipios de Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e Nilopólis.

A escola sede foi o CIEP 172 em Comendador Soares, onde os professores, profissionais, pais, alunos e comunidade dos cinco municipios puderam avançar nas discussões das propostas dos eixos temáticos inseridos no documento referência enviado pelo MEC, onde discute-se desde o papel do estado na educação até justiça social, passando por acesso e permanência, qualidade e avaliação da educação.

A sensibilizaão dos Grupos de Trabalho foram feitos por profesores do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ)em Nova Iguaçu.

os debates nos GT's e nas plenarias de eixo foram bastantes discutidas com muitos questionamentos levantados e muitas interferências de aditivação e supreção dos paragrafos considerados não pertinentes pelos professores e demais membros das plenárias.

A Comissão Orgnizadora, da qual eu faço parte, esperava aproximadamente 611 representantes, porém, o numero alcançado foi de aproximadamente 400 profissionais em transito nos dois dias.

Claro que nem tudo foi um mar de rosas, fazer um evento dessa grandeza é correr riscos, mas tudo foi pensado de maneira que as discussões fossem a prioridade, e que tudo ocorresse da maneira mais democratica possível, com a participação de todos.

Na noite de sábado, como as discusões dos eixos permaneciam polêmicas, a plenária decidiu encaminhar as propostas não discutidas e aprovadas para a Conferência Estadual de Educação e assim, avançamos na eleição de delegados da nossa região.

A eleição de 66 delegados ocorreu de maneira tranquila e é fundamental para levarmos adiante as teses de melhoria da nossa região da baixada fluminense e o fortalecimento da nossa categoria cno professores.

A Conferência Estadual do Rio de Janeiro está marcada para os dias 22 e 23 de Novembro.

Comentários