Aproveitando que este é o ano da Biodiversidade, sugiro esta atividade para você, Coordenador Pedagógico lançar como proposta para sua equipe.
Não podemos nos esquecer que a escola é um espaço de formação e de construção de opiniões e informações. Os alunos precisam saber de conteúdos necessários para serem agentes de transformação, ainda mais em se tratando de chamar a atenção para os cuidados com a natureza. Nós devemos ser generosos e ambiciosos na formação sobre como cuidar melhor do nosso planeta para essa geração que hoje está crescendo e, que podem como todos nós contribuir para amenizar e melhorar o meio em que vivemos.
Fonte: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_2
Não podemos nos esquecer que a escola é um espaço de formação e de construção de opiniões e informações. Os alunos precisam saber de conteúdos necessários para serem agentes de transformação, ainda mais em se tratando de chamar a atenção para os cuidados com a natureza. Nós devemos ser generosos e ambiciosos na formação sobre como cuidar melhor do nosso planeta para essa geração que hoje está crescendo e, que podem como todos nós contribuir para amenizar e melhorar o meio em que vivemos.
nde Está a Biodiversidade? | |
![]() | |
Objetivos | |
Conhecer um pouco a biodiversidade da escola ou seu entorno | |
Conteúdos | |
Biodiversidade - sementes - frutas brasileiras - ecossistemas – desperdício de alimentos - conservação dos recursos naturais – substituição dos biomas brasileiros pelas plantações de soja e cana-de-açúcar, origem dos alimentos - a biodiversidade no nosso dia-a-dia. | |
Material | |
Questões Problemas | |
Início | |
O professor começaria a atividade levantando o conhecimento prévio dos alunos: O que é biodiversidade? O que significa a palavra bio? E diversidade? E biodiversidade? Onde poderíamos procurar o significado da palavra biodiversidade? (os alunos poderiam responder no dicionário ou na internet). Onde a biodiversidade está concentrada? Utilizamos a biodiversidade? Para quê? Como? Quais os exemplos que existem na escola, no bairro, na cidade, no país? | |
Colocando a Mão na Massa | |
O professor distribuiria as revistas, jornais e folhetos de publicidade entre os grupos. Pediria aos alunos para recortarem figuras que representem a biodiversidade (ela pode ser representada por animais, vegetais, alimentos, em produtos de beleza que contém frutas, sementes, óleos, entre outros). Após esta etapa cada grupo apresentaria suas figuras e as dividiriam em grupos (fauna, flora, relação ser humano- natureza, impactos ambientais, alimentos naturais e industrializados etc). Após a apresentação, o professor faria o acordo coletivo. | |
Acordo Coletivo | |
O professor questionaria os alunos: Quais as características dos seres vivos? Tem alguma figura que está em desacordo com essas características? Qual (is)? Por quê? Poderíamos colocá-las em outro grupo? (como, por exemplo, elementos da natureza não vivos: água, solo, rocha, vento, ar) | |
Registro | |
O registro poderia ser elaborado individualmente (através da produção textos ou de uma pesquisa) ou em grupo como: confecção cartazes, desenhos, histórias em quadrinhos ou uma peça de teatro. | |
Sugestões e Dicas | |
O professor de geografia poderia trabalhar com o tema “espaço” onde está a biodiversidade, o de matemática com o tema “quantidade”, quantos animais ou vegetais existem em um local, em uma figura etc. O professor de português abordaria vocabulário, textos descritivos ou narrativos. | |
Comentários