Oficina para Novas Rezadeiras

O Projeto Senhoras Rezadeiras – Benzeduras – Curas e Mistérios é um projeto de pesquisa de patrimônio imaterial realizada por Geraldo da Silva Bastos, através do seu trabalho de conclusão do Curso de Capacitação de professores em História da África e História dos Afro-Brasileiros -  Lei 10.639/03, realizado em 2007 nas dependências da FEUDUC pelo CEAP.  Em 2008 o projeto foi aprovado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura Antônio Fraga em 3º lugar para a criação de um site.

As sessões de ensinamentos sobre as benzeduras, orações, curas e mistérios tem a proposta de ensinar os elementos identitários das rezadeiras/oradeiras, seus símbolos, rezas e orações, os males possíveis e “impossíveis” de serem curados. É um ofício cuja exercício transcende as técnicas aprendidas nestes ensinamentos. Seu princípio é a pratica da caridade e da devoção.

Portanto esta ficha de inscrição e sua participação no ensinamento habilitará os interessados ao saber intelectual destas senhoras rezadeiras. A primeira parte do ensinamento é feita através do ensinamento com a rezadeira/ oradeira no espaço geográfico delas, a segunda parte será a participação no seminário Senhoras Rezadeiras – Benzeduras, Curas e Mistérios, onde as novas rezadeiras serão diplomadas e a terceira parte é o mistério, relação entre as novas rezadeiras e sua fé, crenças e práticas que poderão ser a continuidade deste rico ofício singular da nossa cultura afro-indígena-brasileira.
 
Interessados enviar e-mail para geraldobastosvencedor@hotmail.com ou geraldobastos@hotmail.com - ou tel.92615462

Comentários