Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico
Você, diretor, pode usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de professores. Alguns pontos a analisar são:
 Gestão de materiais e suprimentos
 Gestão do espaço
 Gestão do tempo
 Gestão da aprendizagem
 Gestão de equipe
 Gestão financeira e administrativa
 Gestão da comunidade
O coordenador tem:
- Computador. Com quantas pessoas ele compartilha. ___________
- Acesso à internet.
- Livros de formação e obras literárias à disposição.  
- Exemplares dos livros didáticos e paradidáticos adotados na escola.
- Outros livros didáticos e paradidáticos.  
- Materiais de consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora, DVD e televisor).  
- O coordenador tem sala própria?  
- Onde se localiza? _______________________________________
- Como é mobiliada? _____________________________________
- Onde guarda seu material? _______________________________
- O espaço é compartilhado com quantas pessoas? ____________
- Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno e blog.  
- Pode sugerir alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.
O coordenador tem horários reservados para:
- A formação própria.
- Participar de cursos externos de capacitação.
- Circular pelos espaços da escola.
- Visitar as classes e fazer observação de sala de aula.
- Planejar ações institucionais.  
- Planejar reuniões pedagógicas.
- Reunir-se coletiva e individualmente com os docentes.  
- Atender pais com dúvidas sobre a aprendizagem.  
- Reunir-se com o diretor com regularidade.  
- Esses horários são respeitados.  
O coordenador tem condições de acompanhar:
- O planejamento dos professores.
- O desenvolvimento de algumas atividades nas classes.
- Os resultados de avaliações internas e externas.
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais.  
 Acesso:
- Ao projeto político-pedagógico.  
- Ao regimento interno.
- Às fichas de matrícula.  
- Tem apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na flexibilização das aulas?  
- O coordenador tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
- Está legitimado pela equipe como o parceiro mais experiente?  
- O coordenador pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos?  
- Tem apoio para organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP?  
- O coordenador participa das reuniões de pais, do planejamento à realização?
- Pode sugerir e participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar?
 Fonte: Nova Escola Fonte: Nova Escola
 
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