Mais cultura na Semana da Consciência Negra em Japeri‏


Mais cultura na Semana da Consciência Negra em Japeri
As comemorações da VI Semana da Consciência Negra em Japeri terminaram nesta quarta-feira (23/11). O segundo dia do evento foi marcado por apresentações culturais de alunos das escolas municipais, além de palestras com historiadores. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, no centro de Japeri. A iniciativa foi da prefeitura, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG).
As organizadoras do evento, Vera Nascimento e Fátima Reis, ambas da COPPIR, destacaram o sucesso do evento. “O mais importante foi estimular o debate entre os estudantes. Este é o objetivo da COPPIR, promover princípios e diretrizes em defesa dos que sofrem preconceito e discriminação em função da etnia, raça ou cor”, explicou Vera.
“O prefeito Timor e o secretário de Governo, Seny Junior, estão nos oferecendo todo o apoio e em breve teremos vários projetos em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Esporte, Turismo e Lazer”, anunciou Fátima.
A literatura e autoestima do negro foram os temas da palestra de Alexandre Lopes Tomé, professor em História e pesquisador de Cultura e Religiosidade Afrobrasileira. “Estes eventos são louváveis, pois são importantes para construir o senso crítico. A prefeitura de Japeri está de parabéns, e que outros encontros aconteçam, independente da semana da consciência negra”, completou Alexandre.
As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos das escolas municipais Darcílio Ayres Raunhetti, Professora Etiene de Souza Oliveira, Governador Leonel de Moura Brizola, Professora Celita Rodrigues de Andrade e Santos Dumont. Os estudantes fizeram peças teatrais e danças de origem africana, como o kuduro.
Apresentação da E. M. Etiene de Souza

Apresentação da E.M. Celia Sobreira

Palestra de Alexandre Lopes Tomé

As comemorações da VI Semana da Consciência Negra em Japeri começaram na segunda-feira (21/11). 


--
Flavia Rodrigues Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Japeri 
 

Comentários