VI Semana da Consciência Negra de Japeri



Cultura e História na Semana da Consciência Negra em Japeri

Música, dança, exposição e palestras marcaram a abertura das comemorações da VI Semana da Consciência Negra em Japeri. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (21/11), no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, com a participação de autoridades do município, professores, historiadores, estudantes e a população em geral. O objetivo foi refletir sobre a cultura negra e sua importância na formação do povo brasileiro. O evento foi realizado pela prefeitura, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG).
O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da abertura do evento. “ É através do debate, da mobilização, de eventos como este que vamos conscientizar a população na luta contra a discriminação. E Japeri já está engajado nesta luta”, destacou Timor.
O evento foi intercalado com apresentações culturais e palestras. Nas paredes do auditório o público pôde apreciar a exposição de trabalhos realizados pelos estudantes através do projeto “Japeri Mostra a Sua Cara Negra”, da Escola Municipal Ary Schiavo.
Os alunos da E.M. Ary Schiavo foram os primeiros a se apresentar. O grupo, comandado pela professora de Educação Física Denise Guerra, representou um cortejo de brincantes, com brincadeiras de roda, jogos, música e danças africanas e afro-brasileiras.
Logo após as organizadoras do evento, Vera Nascimento e Fátima Reis, ambas da COPPIR, falaram da importância da coordenadoria, criada em 2009, e dos projetos para os próximos anos. “A COPPIR nasceu com o objetivo de promover princípios e diretrizes em defesa dos que sofrem preconceito e discriminação em função da etnia, raça ou cor. O prefeito Timor e o secretário de Governo, Seny Junior, estão nos oferecendo todo o apoio para alcançarmos este objetivo”, disse Vera.
“Em breve teremos vários projetos em parcerias com as secretarias. Com a de Educação e Cultura vamos dar continuidade ao projeto de Educação Continuada voltada para o tema. Saúde da População Negra será o projeto de prevenção realizado com a Secretaria de Saúde. Além do prêmio Zumbi dos Palmares, que faremos com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer”, anunciou Fátima Reis.
O primeiro palestrante foi o antropólo, sociólogo e capoeirista Mestre Berg, que falou sobre “A importância dos Ancestrais na Preservação das Tradições Culturais”. Durante a palestra Mestre Berg agradeceu a presença do prefeito Timor, dos secretários Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Roberta Bailuni (Educação e Cultura), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), além do vereador Marcos Arruda e da diretora da escola, Leila Verônica Silva.
“Ver que o prefeito, os secretários, os vereadores e os educadores se preocupam em discutir cidadania é muito importante para o desenvolvimento da cidade. Estamos vendo o crescimento de Japeri com muito orgulho. Parabéns pela iniciativa”, destacou Berg.
Logo após houve apresentações de jongo e tambor de crioula, com a professora Viviane Araujo e o capoeirista Felipe Monteiro.
O segundo palestrante foi o professor João Carlos Araujo, da Fundação Cultural Palmares. Através da palestra “Encontros dos Bambas e suas Histórias Passadas”, o professor se integrou com o público, relembrando antigos sambas.
O encontro terminou com a apresentação da escola de samba mirim do CIEP Brizolão Wilson Gray, de Belford Roxo. A bateria, os passistas e os puxadores de samba trouxeram o samba-enredo “Navio Negreiro”. A escola de samba mirim foi organizada pelo Grupo de Consciência Negra (GRUCON), coordenado pelo professor José Antônio Barbosa dos Santos, da Escola Municipal Bernardino de Melo, de Japeri.
O próximo encontro da VI Semana da Consciência Negra em Japeri acontecerá na quarta-feira (23/11), das 9h às 12h no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, que fica na Praça Manoel Marques, em Japeri.
FOTOS GUTENBERG LUCINDA.



--
 Fonte: Flavia Rodrigues Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Japeri 
]
Impressões dos Alunos da E. M. Ary Schiavo

João Carlos Araujo- Fundação Palmares

Celebrando! 

Prefeito Timor na abertura do evento

 Cortejo de brincantes- alunos da E. M. Ary Schiavo,
com a professora Denise Guerra

Tambor de crioula com Viviane Araujo

 A ornamentação  foi dos alunos da E. M. Ary Schiavo
Com impressões do Projeto " Japeri mostra sua cara negra"
Prefeito Timor e o nosso Glorioso Meste Berg 

Comentários